Resumo

INTRODUÇÃO 

A profissão docente é extremamente desafiadora, visto que o processo educacional está em constante desenvolvimento, cujas ações se consolidam verdadeiramente quando vivenciadas. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita a vivência antecipada aos alunos de cursos de licenciatura a oportunidade de iniciar no campo docente, antecipando o vínculo entre os futuros educadores e as salas de aula da rede pública de Educação Básica. O programa permite a criação de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter transformador e a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participa deste programa desde 2009, integrando vários cursos de licenciatura, dentre os quais o curso de Educação Física encontra-se vinculado desde 2013. O PIDIB na Educação Física auxilia na compreensão por parte dos egressos da importância da intervenção pedagógica nesse campo de atuação profissional e contribui para a consolidação sistematizada deste componente curricular no ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o programa a partir das ações que foram desenvolvidas desde a sua inserção na UFMA.

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