Trajetória do PIBID no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão
Por Eunice Rafaele da Silva Pachêco (Autor), Igor Mateus Sousa de Alencar (Autor), Nathália Conceição Carvalho de Paiva (Autor), Thiago Gomes da Silva (Autor), Carlos Eduardo de Abreu Santos (Autor), Laina Caroline dos Santos Sousa (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A profissão docente é extremamente desafiadora, visto que o processo educacional está em constante desenvolvimento, cujas ações se consolidam verdadeiramente quando vivenciadas. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita a vivência antecipada aos alunos de cursos de licenciatura a oportunidade de iniciar no campo docente, antecipando o vínculo entre os futuros educadores e as salas de aula da rede pública de Educação Básica. O programa permite a criação de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter transformador e a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participa deste programa desde 2009, integrando vários cursos de licenciatura, dentre os quais o curso de Educação Física encontra-se vinculado desde 2013. O PIDIB na Educação Física auxilia na compreensão por parte dos egressos da importância da intervenção pedagógica nesse campo de atuação profissional e contribui para a consolidação sistematizada deste componente curricular no ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o programa a partir das ações que foram desenvolvidas desde a sua inserção na UFMA.