Resumo

Este trabalho dissertativo desenvolve-se em meio às reflexões sobre a Prática Corporal de Aventura Urbana, denominada Le Parkour, com origem nos subúrbios da França vem ganhando adeptos no mundo inteiro tendo como principal meio de propagação filmes, documentários e vídeos na internet, que chegou no Brasil por volta de 2004, e 2005 em Natal/RN, que com uma maneira distinta da educação formal. Sendo assim, tivemos como problemática: como é realizado o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes na cidade de Natal/RN? Tendo como Objetivo Geral: Compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes da cidade do Natal/RN, e como Objetivos Específicos: Identificar de que forma o ensino do Parkour é apresentado nos referenciais teóricos; Identificar e descrever de que forma é realizado o ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo da cidade de Natal/RN e sobre quais os elementos são considerados mais importantes a ser aprendidos segundo os praticantes. Para alcançar nossos objetivos, utilizamos pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com viés etnográfico, sendo desenvolvida em dois momentos: primeiramente, investigamos através de um levantamento bibliográfico sobre o que a literatura propõe sobre o ensino do Parkour. No segundo momento foi dividido em três etapas: a primeira realizamos uma observação participante em treinos de um grupo de praticantes de Parkour em Natal/RN, ocorreram no período entre junho de 2019 à dezembro de 2019, com registro em vídeo; segunda, entrevistamos 5 praticantes de Parkour que treinam na cidade por pelo menos um ano, realizada e gravada entre o dia 30 de novembro e 04 de dezembro de 2019; na terceira, dialogamos sobre a maneira que se aprende e como se ensina Parkour no ponto de vista dos praticantes com as propostas disponíveis pelas literaturas. Percebemos que há divergências entre o que é proposto pelo o que a literatura propõe sobre o ensino e como o grupo treina, estão relacionados: ao tempo de duração, a idade dos participantes, os equipamentos e espaços utilizados, a gestão de riscos, o objetivo da prática e a existência de um mediador. O ensino do Parkour em Natal/RN é realizado de maneira informal, em grupo, porém em alguns momentos, é predominante o ensino em pares, acontecendo com mais frequência aos finais de semana pela tarde, sem tempo determinado para término, com ou sem uso de música. A maneira como aprendem é distinta da maneira que ensinam, dependendo das capacidades de aprendizagem de cada indivíduo, tendem a fragmentar o movimento, analisando os erros e ajustes pela percepção dos colegas ou por meio de vídeos, que em seguida são editados, adicionam música e compartilham nas redes sociais

Referência: JESUS, Edna Nascimento de. Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

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