Trajetória Docente em Educação Física: Uma Abordagem Qualitativa da Prática Pedagógica
Por Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Victor Shigunov (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A trajetória docente é marcada por vários acontecimentos que tornam-se significativos, tanto de forma positiva quanto de forma negativa, na vida profissional de professores de Educação Física, ocasionando o surgimento de estágios ouciclos dedesenvolvimento profissional. Os ciclos apresentam características distintas, embora exista uma evolução na carreira docente, onde a trajetória para alguns professores pode ser deforma contínua, enquanto que para outros pode existir regressõese avanços significativos. Nesta perspectiva, o estudo teve como objetivo central analisar a trajetória docente dos professores de Educação Física, considerando a sua história devida profissional, o seu papel exercido na escola e os motivos de escolhae permanência na profissão. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo. Fizeram parte do estudo40 professores de Educação Física que atuavam na rede estadual de ensino do Município de Florianópolis - SC. Os anos de docência foram utilizados como critério para classificação dos professores em cada ciclo de desenvolvimento profissional (entrada, consolidação, diversificação e estabilização).