Resumo

A formação esportiva de atletas é uma temática complexa e os estudos apontam para a existência de diversos fatores de caráter multidimensional que influenciam esse processo. O objetivo deste estudo é analisar a trajetória esportiva dos atletas masculino e feminino de alto rendimento no basquetebol do Brasil. A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva ex-post facto (desenho retrospectivo). Participaram 96 atletas masculinos (27,7±6,16) e 28 atletas femininas (30,39±5,56) de basquetebol que disputaram a temporada 2016/2017 do campeonato nacional da modalidade. Como instrumento de pesquisa optamos pelo uso do questionário, que foi elaborado com 25 questões validadas pelo método de peritagem, dividido em três eixos (início da trajetória esportiva, resultados esportivos e outros aspectos da trajetória esportiva dos atletas). Para análise dos dados utilizamos o teste qui-quadrado e a estatística descritiva, com os cálculos de média e desvio padrão. Para comparação entre as médias utilizamos ANOVA e o post roc de Tuckey para identificar quais grupos apresentavam diferenças. Os resultados do primeiro eixo demonstram que os atletas iniciaram a prática esportiva na modalidade aos 11,45±2,89 anos no masculino e 10,79±2,78 no feminino no estado de São Paulo. Os atletas masculinos praticaram outra modalidade coletiva além do basquetebol e o local foi o clube. Já as atletas femininas iniciaram em instituições públicas e não praticaram outra modalidade. Começaram a competir aos 12,5±2,52 anos no masculino e aos 11,64±2,4 anos no feminino, evidenciando a participação por um curto período na iniciação esportiva, já ingressando na competição oficial. Realizavam 3 sessões de treinamentos de 90 minutos por semana durante 10 meses no ano, se especializaram em uma posição do jogo em idades precoces e o estudo foi o principal motivo do abandono dos companheiros de equipe. No segundo eixo, identificamos que os atletas obtiveram resultados em idades precoces, fato que parece influenciar na continuidade no esporte de alto rendimento no contexto brasileiro. No terceiro eixo, os dados demonstram que os atletas possuem ensino médio completo, estudaram em escola pública, mudaram de cidade pelo menos uma vez devido à melhor estrutura oferecida pela equipe, não possuem parentes no esporte e obtiveram total apoio familiar. Analisando a trajetória esportiva dos atletas de basquetebol masculino e feminino, concluímos que o cenário esportivo brasileiro parece não favorecer o desenvolvimento esportivo na modalidade

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