Resumo

Discute-se o conceito de universidade como paradigma institucional para o desenvolvimento da pesquisa científica, onde se concentra o desenvolvimento de ações da pósgraduação para a geração do conhecimento científico-acadêmico. Neste contexto é que se apresentam os desafios da pós-graduação para a sua principal missão de capacitação do docente-pesquisador, figura central na produção do conhecimento científico e na liderança acadêmica para o ensino. A elaboração do projeto de pesquisa é apresentada numa perspectiva técnica, levando-se em conta as exigências acadêmicas postas pela área do conhecimento. Após 25 anos de pós-graduação stricto sensu, rediscutem-se os objetivos, a estrutura acadêmica e as características do regime didático do programa com a preocupação de suportar as novas orientações paradigmáticas com a entrada do novo milênio. Observase ainda como se deu a distribuição das 221 dissertações de mestrado e 20 teses de doutoramento nesse período próximo passado, e por meio dessa análise são oferecidos subsídios que permitem conhecer a evolução referente ao ensino e à produção do conhecimento científico na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

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