Resumo

Introdução

A oportunidade de ter sido formada na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo nos diferentes níveis - graduação, iniciação científica, especialização e mestrado foi de grande significado para minha vida profissional e pessoal. Agradeço o convite para escrever este artigo relatando o percurso de minha trajetória acadêmica, as diferentes travessias e as contribuições realizadas. Inicialmente relatarei alguns fatos significativos da minha vida estudantil e formação profissional.

As sementes para a pesquisa foram plantadas nos últimos anos da graduação e primeiros anos de vida profissional, nas oportunidades que tive no Centro/ laboratório Interdepartamental de Pesquisa da Escola de Educação Física com os Professores Doutores Maria Augusta Peduti Dal’ Molin Kiss e Mario de Carvalho Pini. Os estudos e pesquisas relativas ao sistema cardiovascular forneceram noções básicas para compreensão do processo adaptativo ao esforço físico (1973-1978). Na época outros laboratórios de pesquisas também foram formados, os das Universidades Federais do Rio de Janeiro pelo Dr. Maurício Leal da Rocha e de Porto Alegre pelo Dr.Dante de Rose e o Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (atual CELAFISCS) pelo Dr. Victor Keihan Rodrigues Matsudo. Foi uma fase quando ocorreram os primeiros eventos científicos em medicina do esporte e educação física, apoio governamental de intercâmbios com universidades do exterior e publicação de pesquisas.

A década de 70 foi um momento propício para o inicio do desenvolvimento científico em Educação Física. As universidades públicas e os órgãos de fomento incentivaram a pós-graduação na área e tive a oportunidade de participar da primeira turma de mestrado na EEF-USP, e inegavelmente foi um marco na minha vida (1977-1980). Agradeço profundamente a todos os professores e colegas e citarei apenas aqueles que tiveram vinculo formal na formação, Professores Doutores Sérgio Miguel Zucas - orientador de mestrado, Robert Malina - orientador do doutorado, Gaston Beuneun e Roland Renson - orientadores no pós doutorado. Agradeço os órgãos de fomentos CNPq, FAPESP, FAEPEX e mais recentemente AECI-Espanha pelos apoios no desenvolvimento na vida profissional.

Acessar