Trajetórias de Vidas e as Relações com o Aprendizado: Reflexões Sobre as Perspectivas dos Alunos
Por João Leandro de Melo Araujo (Autor), Priscilla Pinto Costa da Silva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Atualmente, tem-se conhecimento dos muitos debates sobre a educação brasileira. No entanto, alguns temas tangentes a este mote, por vezes, não são discutidos com tanto afinco em eventos científicos. A exemplo, podemos citar a relação da experiência de vida na facilitação do aprendizado. Acerca disso, é compreendido que o conhecimento torna-se significativo para os sujeitos, a partir do momento em que estes se sentem cativados para aprender, isto é, quando eles vislumbram uma relação ou assimilação com a realidade em que estão submetidos. Ao ser humano, um conhecimento sem relação com a existência humana se torna vazio (BONDÍA, 2002). Sendo assim, objetiva-se com este trabalho refletir sobre a influência das experiências de vida dos discentes no processo de aprendizado destes durante as aulas de Educação Física.