Trajetórias do Skate no Cinema: dos Filmes de Grande Produção Ao Documentário Dogtown And Z-boys

Parte de Comunicação e Esporte: Reflexões a Partir do Cinema . páginas 71 - 86

Resumo

INTRODUÇÃO
Não é de hoje que os chamados "esportes californianos" (POCIELLO, 2005, p. ti8) apresentam uma relação muito forte com o cinema. Com as trans-formações ocorridas na produção cinematográfica norte-americana' a partir da segunda metade da década de 1950, efetuadas no contexto da afirmação da juventude como uma categoria social, tal relação começou a se estabelecer para se tornar, anos mais tarde, um importante campo de visibilidade para essas práticas e, de algum modo, um certo vetar para o aumento no número de praticantes. No caso do cinema brasileiro, a popu-larização do surfe, por exemplo, não deixou de estar articulada á sétima arte, Filmes como Garota de Ipanema, Nas ondas do surf, Nos embalos de Ipanema, Menino do Rio e Garota dourada são exemplos neste sentido (FORTES, 2009, p. 421). Neste texto, temos primeiramente o objetivo de apresentar alguns fil-mes que se utili7aram, de diferentes maneiras, da prática do skate. Não se trata, de modo algum, de uma lista exaustiva, mas sim de alguns exemplos importantes neste sentido. Em seguida, iremos discorrer, de modo mais amplo, sobre o filme documentário Dogtown and Z-Boys. No caso especifico do skate, provavelmente o "esporte californiano" com maior visibilidade nos dias atuais, a relação com o cinema começou no ano de 1965, com um filme intitulado Skaterdater, escrito por Noel Black e produzido por Marshal Backlar a partir de um trabalho de conclu-' são de curso na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles).