Resumo

O docente e pesquisador que atua no campo de estudos do Lazer tem sido peça fundamental no desenvolvimento da área. Compreendendo que o saber desses sujeitos integra saberes pessoais aos saberes provenientes da formação, do currículo das instituições e da sua própria experiência, segundo a teoria de Maurice Tardif, este estudo buscou compreender como os professores universitários do campo do Lazer constroem seu saber docente. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar como se constituiu a construção do saber docente de professores universitários do campo do Lazer ao longo de suas trajetórias. Para tal, foi necessário: analisar a trajetória profissional desses professores; compreender como os saberes pessoais e os saberes provenientes da formação, do currículo das instituições e da experiência são significados e construídos ao longo da trajetória de professores universitários do campo do Lazer; e analisar se as experiências pessoais de Lazer são incorporadas como saber sobre o lazer pelos docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a combinação de dois procedimentos metodológicos, pesquisa bibliográfica e de campo. Para apresentação dessas reflexões, esta dissertação foi estruturada em dois capítulos. No primeiro capítulo, são contextualizados a universidade, o professor universitário e suas trajetórias. O segundo capítulo reflete os professores e pesquisadores do campo do Lazer, enquanto sujeitos em prática, além de discutir a construção de saberes desses professores. A universidade, com suas possibilidades e limitações, é o âmbito principal do percurso profissional desses docentes. Mesmo a Educação Física tendo relação direta com a trajetória dos entrevistados, o entendimento mais ampliado do Lazer como campo interdisciplinar é consenso entre os professores. Todos os professores entrevistados fazem parte de uma geração de pesquisadores que se envolvem em intensos debates que expõem as ideologias nas quais a problemática do Lazer está envolta, disseminando trabalhos de crítica à produção do conhecimento e à matriz ideológica que a caracteriza

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