Integra

Iniciativas para a inclusão de portadores de deficiência na sociedade vem ocorrendo a anos. A busca e a aquisição de direitos iguais está cada vez mais presente e a criação de práticas inclusivas começam a ser manifestas com ótimos resultados em ambientes educacionais, de trabalho, lazer e esporte, inclusive no Brasil. Pesquisas indicam que o fator mais crítico para o sucesso da inclusão em setores educacionais, são as atitudes. Uma vez que as atitudes estão diretamente relacionadas ao comportamento, investigar as atitudes dos professores em relação ao ensino de pessoas portadoras de deficiência (PPD) é ponto importante para o sucesso de qualquer método de ensino. O presente estudo tem como objetivos avaliar as atitudes de professores e estudantes de educação física (EF) em relação ao ensino de PPD em ambientes segregados e inclusivos, bem como suas expectativas sobre essa proposta. Participaram do estudo 137 sujeitos entre eles 27 professores de educação física escolar, 19 professores de educação física adaptada (EFA) e 91 estudantes de EF. Todos os participantes responderam um total de 40 questões, 24 direcionadas as atitudes em ensinar PPD em ambientes inclusivos e segregados, e 16 sobre as expectativas frente a proposta do ensino inclusivo. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e frequência de respostas. Os resultados indicam que professores e estudantes de EF apresentam atitudes semelhantes em relação ao ensino de PPD em ambientes  nclusivos e segregados. Ou seja, ambos possuem intenção, apoio e expectativas positivas em ensinar PPD em contextos inclusivos e segregados. No entanto professores e estudantes não se sentem capazes de ensinar PPD sem precisar passar por um curso de reciclagem. A falta de experiência com PPD e a carência de conteúdos de EFA na formação acadêmica são fatores que podem dificultar a elucidação de atitudes favoráveis em relação ao ensino de PPD pelos professores e estudantes.

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