Resumo

Nesta pesquisa primeiramente abordamos as relações entre o percurso do continuum Grotowski-Workcenter em contraste com os aspectos epistêmicos-performativos africano-diaspóricos que fundamentam esta obra artístico-investigativa, mas que são pouco problematizados nos discursos elaborados por esse binômio e em pesquisas sobre o mesmo, destacando a presença, ausência, opacificações e apagamentos de sujeitos, formas e conceitos. Posteriormente localizamos as dinâmicas étnico-raciais que permeiam as relações intersubjetivas nesse continuum, fundamentadas nas colaborações interculturais e criações de poéticas transculturais, paradigmatizadas pela elaboração de políticas de amizade contrastantes com as políticas de inimizade assinaladas por Achille Mbembe. Como fator integrador das duas instâncias, autoetnograficamente analisamos nosso processo de construção de identidade afrodescendente no contexto criativo pluriétnico do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, gerando uma proposta de síntese da análise, crítica e processamento de experiência da tríade elementos de africanidades/relações étnico-raciais/identidade afrodescendente através do projeto “Plataforma Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante”, que concebe teatralidades a partir de tradições bantu-brasileiras.

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