Transferência Intermanual de Aprendizagem: o Efeitoda Aquisição em Tarefas de Destreza Manua
Por Shirley Regina a Batista (Autor), Paula Rodrigues (Autor), Luís Moreira (Autor), Olga Vasconcelos (Autor).
Resumo
Este estudo pretendeu avaliar o efeito da aquisição na transferência intermanual da apren-dizagem em duas tarefas de destreza manual: fina e global, considerando ainda os fatores género, idade, prática desportiva e direção da transferência. Participaram neste estudo 67 destrímanos (33 do género masculino e 34 do género feminino) entre os 8 e os 84 anos. A preferência manual foi avaliada através do Dutch Handedness Questionnaire (17). A destreza manual fina foi avaliada através do Purdue Pegboard Test, 32020 (5)e a destreza manual glo-bal através do Minnesota Manual Dexterity Test, 32023 (4) (versão de colocação).Na destreza manual fina os rapazes, as crianças e os não praticantes apresentaram uma transferência intermanual da aprendizagem mais elevada após a aquisição (com treino) comparativamente à situação sem aquisição (sem treino). A direção da transferência foi testada da mão preferida para a mão não preferida e vice-versa. Os principais resultados demonstraram que na destre-za manual global não se verificaram diferenças entre a transferência com e sem aquisição. Na direção da mão não preferida para a mão preferida, os resultados demonstraram uma transferência intermanual da aprendizagem mais elevada com aquisição comparativamente a sem aquisição. Na direção da mão preferida para a mão não preferida, não se verificaram di-ferenças significativas. Concluímos que a fase de aquisição é importante para a transferência intermanual da aprendizagem principalmente numa tarefa de destreza manual fina.