Resumo

Esta dissertação, defendida junto ao curso de mestrado em Educação Física da UFSC, teve como centro de sua problematização perceber o futebol brasileiro no contexto social e suas transformações ao longo de sua história, tendo como incidência principal a objetividade técnica instrumental para qual está voltado prioritariamente o ensino do futebol em escolinhas e categorias de base. Na ocorrência disto, alguns fatores foram relevantes, desde a busca incessante da chamada modernização do futebol brasileiro, ocasionando uma discussão histórica entre a ruptura ou síntese entre futebol arte e futebol força, passando pela espetacularização do futebol como mercadoria e culminando com as novas legalizações que permeiam o futebol, entre elas Lei Zico e Lei Pelé. Na busca do entendimento deste contexto, foi necessário "recuar", e compreender os rumos tomados pela sociedade moderna que traz a marca da cientificidade como pressuposto de verdade, ponto fundamental que impulsiona o futebol no rumo da sistematização, do tecnicismo e da eficiência. Percebemos como problemático o caráter instrumental que isto assume e vai repercutir no futebol, em especial no processo de ensino/treino deste, principalmente com as categorias de base.

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