Transformações Periféricas das Representações Sociais de Alunos do Ensino Fundamental Sobre a Educação Física Escolar Após Intervenção Pedagógica
Por Fabiano Pries Devide (Autor), Elaine Valéria Rizzuti (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 22, n 3, 2001.
Resumo
Os objetivos do estudo são identificar as representações sociais que um grupo de alunos do ensino fundamental de um colégio público tem sobre a Educação Física escolar, e acompanhar a influência de uma proposta pedagógica na estrutura dessas representações. Coletamos os dados em três etapas: por uma dinâmica de associação de palavras no início de 1998 e 1999; e por uma redação sobre Educação Física na escola solicitada aos alunos em meados de 1998, com base na vivência nas aulas daquele semestre. Durante este período, a intervenção pedagógica foi empreendida com aulas práticas e teóricas, seminários, e avaliações práticas e teóricas relacionadas aos conteúdos desenvolvidos, perfazendo o planejamento do curso. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria das Representações Sociais e da Análise do Discurso. Os resultados nos indicam que o núcleo das representações dos alunos sobre a Educação Física escolar é constituído pelo “esporte”; enquanto o sistema periférico sofreu desestabilização, com o surgimento de elementos significativos nas formulações feitas pelos alunos sobre a Educação Física escolar, em direção à sua valorização enquanto disciplina.