Resumo

Este presente trabalho tem como objetivo abordar, por meio de uma perspectiva psicológica, a inserção de transgêneros no meio esportivo, como seres sociais. No decorrer de nossa pesquisa, enfrentamos algumas dificuldades relacionadas à disponibilidade de dados sobre o tema pesquisado - o que nos impossibilitou uma extrapolação dos mesmos.

Ressaltamos, inclusive, a escassa e ainda carente referência bibliográfica brasileira - a temática trabalhada é por demais recente, no que se refere ao campo acadêmico.

Além disso, o posicionamento de alguns profissionais - em especial sobre as questões fisiológicas - apresenta-se como inconclusiva, já que as poucas pesquisas aplicadas não apresentaram resultados objetivos. Ou seja: os poucos dados coletados em entrevistas e depoimentos estão muito mais embasados em visões pessoais.

A busca de sujeitos de pesquisa, ou seja, transgêneros, também apresentou obstáculos, ao longo deste projeto, devido à indisponibilidade – e até mesmo desconfiança – dos personagens abordados.

Todos os resultados apontados nesta presente pesquisa podem ser interpretados, portanto, como um ponto de partida para uma discussão interdisciplinar respaldada pela inclusão deste coletivo e sua consequente afirmação como seres sociais – uma vez que entendemos o significado de “transgênero” como uma condição humana, e não, de fato, “ideológica”.