Transição de atleta para treinadora: experiência em equipes universitárias
Por Kauana PossamaI (Autor), Kaliane Maia (Autor), Manuela Peixe Fonseca (Autor), Michel Milistetd (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
A transição de atleta para estudante na universidade é desafiadora, exigindo equilibrar desempenho acadêmico com as demandas do treinamento esportivo. Esse equilíbrio muitas vezes leva ao abandono da carreira atlética. Para aqueles que buscam transitar de atletas para treinadores, equipes universitárias oferecem uma experiência enriquecedora, imersos na prática esportiva sob supervisão de professores experientes. Mentores não só oferecem suporte técnico, mas também promovem desenvolvimento profissional e pessoal, ensinando habilidades técnicas, estratégias de ensino, gestão de equipe e psicologia esportiva. Objetivo: Relatar a experiência de transição de carreira de atleta para treinadora de equipes universitárias. Desenvolvimento: Liderar equipes de representação durante os jogos universitários é uma oportunidade enriquecedora onde não apenas aplicam-se conhecimentos teóricos na prática, mas também proporciona uma imersão profunda nas dinâmicas esportivas. A interação com outros membros da equipe técnica e os próprios atletas nos expõe a diversas perspectivas e abordagens, ampliando nossa compreensão dos desafios e nuances do treinamento esportivo. Além de fortalecer nossa liderança, o papel de treinadora nos desafia a tomar decisões críticas em tempo real, desde estratégias de jogo até gestão de equipe, preparando-nos para lidar com pressões competitivas e refletir constantemente sobre nossas práticas e métodos de treinamento. Adaptar-nos às necessidades individuais das jogadoras durante os jogos e a preparação é crucial. Essa experiência promoveu um crescimento profissional e pessoal significativo, valorizando a comunicação eficaz, empatia e resolução de conflitos dentro da equipe. Esses aprendizados não apenas moldaram nossa trajetória como treinadoras, mas também influenciam nossa visão sobre o papel do esporte na formação integral dos indivíduos. Sugestões: Políticas universitárias voltadas para equipes de representação desempenham um papel crucial em auxiliar indivíduos durante as fases de transição, seja para aqueles que aspiram se tornar treinadores, seja para os que desejam continuar praticando suas modalidades esportivas, adaptando-se às novas demandas