Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as influências de um Programa de Aprendizagem de Natação sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A amostra foi composta de 05 crianças, escolares, do sexo masculino, entre 7 e 9 anos de idade completos, apresentando diagnóstico do TDAH do subtipo combinado, com comorbidade do TDC (TDAH/TDC). As crianças (N=05) constituíram um único grupo submetido a uma intervenção aquática com aulas sistematizadas de aprendizagem de natação. O grupo foi submetido durante 3 meses, a duas aulas semanais de 50 minutos de duração, totalizando 23 sessões/encontros. A variável dependente coordenação motora (escore total do teste DCDQ-Brasil) foi avaliada em dois pontos no tempo pré e pós teste. O resultado referente ao escore total do teste DCDQ-Brasil revelou efeito positivo entre os tempos, o que confere significância funcional a intervenção, aproximando o desenvolvimento da coordenação motora da criança com TDAH/TDC, da referência para crianças com desenvolvimento típico. Ao menos considerando nossa amostra, inferimos que a intervenção motora através do esporte sob a forma de um Programa de Aprendizagem de Natação, contribuiu para que o desempenho final das crianças com TDAH/TDC, fosse semelhante ao de crianças com desenvolvimento típico. Estudos futuros devem ser desenvolvidos com o objetivo, por exemplo, de investigar as influências de outras práticas esportivas sobre os portadores de diagnóstico semelhante.

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