Traumatismos e educação física: uma revisão de literatura
Por Daniel B Robinson (Autor), Christopher Gilham (Autor), Chloe Vukosa (Autor).
Resumo
Crianças e jovens ao redor do mundo estão vivenciando traumas a ponto de serem rotulados como uma preocupação global de saúde ( O'Toole, 2022 ). Professores de educação física (EF), entre outros, estão tentando responder a essa preocupação implementando práticas informadas sobre traumas (TIPs) baseadas em pesquisas. O objetivo deste artigo foi conduzir uma revisão de escopo para reunir e sintetizar a literatura sobre TIPs apropriadas para o contexto de EF dentro do sistema escolar K-12 no Norte Global. Seguindo o protocolo de revisão de escopo de cinco estágios delineado por Peters et al. (2020) , o processo retornou 34 artigos que atendiam a todos os critérios de inclusão. A maior parte da literatura (18 artigos) foi encontrada em periódicos focados em profissionais e centrada em fornecer conhecimento e aconselhamento amplo para professores de EF. A maior parte do trabalho restante incluiu pesquisa qualitativa e se concentrou em explorar as experiências de professores de EF trabalhando com alunos que sofreram traumas. Apenas quatro estudos incluíram uma intervenção. Além de discutir as pesquisas disponíveis, este artigo explora as diversas concepções de trauma que surgiram recentemente na pesquisa, bem como as implicações da incorporação do trauma e dos TIPs na cultura escolar. A revisão demonstra claramente a necessidade de uma discussão contínua sobre trauma, de mais pesquisas na área de TIPs (especificamente relacionadas à Educação Física) e de desenvolvimento profissional contínuo para professores.