Resumo

O treinador é um ator no cenário esportivo que atua de modo fundamental para o desenvolvimento de pessoas e atletas dentro dos vários contextos esportivos, com uma gama de conhecimentos e competências que são desenvolvidos durante toda a trajetória como treinador esportivo. Os estudos sobre treinador no Brasil ganharam força a partir do ano de 2009 com a maioria dentro dos esportes coletivos, diferente dos esportes de raquete (badminton, squash, tênis e tênis de mesa) que apresentaram apenas 4 estudos no total. Desse modo o presente estudo teve como objetivos: mapear os estudos sobre treinador de esportes de raquete; compreender a importância atribuída e domínio percebido sobre os conhecimentos e competências funcionais de treinadores e treinadoras de esportes de raquete; analisar as trajetórias e compreender como os diferentes contextos de aprendizagem se manifestaram no desenvolvimento de treinadores e treinadora de squash. Para a revisão de literatura utilizou-se o método do estado da arte em 27 revistas indexadas na Qualis Capes (área 21), enquanto que para o estudo de conhecimentos e competências foi aplicado um questionário sociodemográfico e o Questionário acerca das dimensões dos conhecimentos e competências funcionais do treinador (QUINAUD et al, 2018) e por fim para o estudo de trajetória e contextos de aprendizagem a construção da linha do tempo e um roteiro de entrevista semi-estruturada foram os instrumentos utilizados para atender aos objetivos. O questionário aplicado para os conhecimentos e competências teve os resultados analisados a partir do teste estatístico de Wilcoxon, para a análise da trajetória e dos contextos a Análise Temática foi a técnica utilizada. Os resultados da literatura sobre treinador de esportes de raquete mostraram que de 285 artigos produzidos dentro dos esportes de raquete apenas 10 tratavam como tema o treinador esportivo, sendo o tênis a modalidade mais estudada enquanto que o badminton e o squash não apresentaram nenhum estudo em revistas de Qualis A1 a B3 com o treinador como foco. Para os 150 treinadores e treinadoras de esportes de raquete que responderam os questionários acerca dos conhecimentos e competências, de modo geral demonstraram altos níveis de importância atribuída e de domínio percebido sobre os conhecimentos e competências funcionais descritos pelo Conselho Internacional de Excelência do Treinador (ICCE). E o estudo com treinadores e treinadora de squash apresentou que durante a trajetória dos participantes pessoas e determinadas situações de experiência foram extremamente importantes para que, ao longo do seu desenvolvimento, pudessem evoluir ainda mais como treinadores/treinadoras, e também o contexto informal de aprendizagem foi muito mais valioso para que os participantes pudessem aprender sobre a modalidade e sobre conhecimentos adicionais para a própria atuação do que os outros contextos (formal e não-formal).

Acessar