Treinadores de handebol brasileiros e seu conhecimento sobre os métodos de ensino dos esportes coletivos

Por Lucas de Castro Ribeiro (Autor), Lucas Savassi Figueiredo (Autor), Pedro Weldes da Silva Cruz (Autor), Gustavo Ferreira Pedrosa (Autor), Henrique De Oliveira Castro (Autor), Lidiane Aparecida Fernandes (Autor), Rodrigo Fabio Bezerra da Silva (Autor), Fabiano de Souza Fonseca (Autor).

Parte de Medicina do Exercício e do Esporte: Evidências Científicas para uma Abordagem Multiprofissional . páginas 125 - 141

Resumo

O conhecimento de profissionais acerca dos métodos de ensino dos esportes coletivos é importante para a adequação das ações de ensino-aprendizagem-treinamento tático-técnico. Objetivo: O presente capítulo objetivou verificar o nível de conhecimento de treinadores brasileiros de handebol em relação aos métodos de ensino. Métodos: Participaram 135 profissionais de Educação Física, de ambos os sexos, com média de idade de 34,5 ± 8,9 anos, que atuam ou atuaram diretamente no processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol, em diversos segmentos. Os profissionais responderam, baseados unicamente em suas lembranças, a um questionário sobre elementos essenciais e aplicações práticas dos métodos de ensino dos esportes coletivos. Resultados: Os resultados mostraram que os treinadores obtiveram 61,1% de acerto nas questões sobre os métodos de ensino. Os treinadores que atuam na educação física escolar/lazer obtiveram menor percentual de acerto que treinadores que atuam no ensino superior e no alto nível de rendimento, e os que atuam em equipes escolares obtiveram menor desempenho que treinadores que atuam no ensino superior. Em relação à formação acadêmica, os treinadores graduados obtiveram menor desempenho que os treinadores com mestrado e/ou doutorado e os que possuíam especialização tiveram desempenho inferior àqueles com doutorado. Conclusão: A formação continuada pode ser uma ferramenta importante no aprimoramento do conhecimento de treinadores de handebol brasileiros.

Acessar