Treinadores de Jovens Atletas do Contexto Escolar em Situação de Competição
Por Mayara de Almeida Tavares (Autor), Leilane Alves de Lima (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: A maneira que o treinador transmite informações aos atletas no decorrer do jogo pode apresentar ligação direta com os resultados obtidos na competição, especialmente em se tratando de jovens atletas. Objetivo: analisar as instruções verbais passadas para os atletas ao longo do jogo em situação de competição. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, tendo como instrumento a observação não participativa de seis treinadores (5 do sexo masculino e 1 do feminino) de jovens atletas do contexto escolar participantes dos Jogos Escolares da Juventude Mato-grossense, sendo cinco equipes femininas (3 handebol, 1 basquetebol e 1 futsal) e uma equipe masculina (basquetebol). Foram observados dois jogos de cada treinador, chegando a um total de doze jogos observados. Resultados: Em momentos de vitória ou derrota (apenas uma equipe obteve derrota nos dois jogos observados) os treinadores passam instruções pautado na comunicação auditiva, direcionando e transmitindo informações para os seus atletas de forma calma, precisa, utilizando expressões curtas e específicas que poderiam ser entendidas facilmente pelos atletas. As informações voltaram-se para o comando de ação, correção de erros, incentivo à equipe e comemoração ao ponto obtido, envolvendo a resolução de situações referente ao posicionamento, descolamento, passe e marcação, abrangendo os procedimentos técnicos, táticos e psicológicos. Esses resultados podem ter sido alcançado devido os treinadores sentirem a necessidade de corrigirem e reforçarem as ações realizadas pelos atletas durante a competição. Conclusão: Os treinadores de jovens atletas ao longo do jogo centralizam as instruções verbais na ação tática, técnica e psicológica da sua equipe. Essas informações poderão contribuir para formação e conhecimento do treinador em circunstância de competição.