Resumo

Introdução: A maneira que o treinador transmite informações aos atletas no decorrer do jogo pode apresentar ligação direta com os resultados obtidos na competição, especialmente em se tratando de jovens atletas. Objetivo: analisar as instruções verbais passadas para os atletas ao longo do jogo em situação de competição. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, tendo como instrumento a observação não participativa de seis treinadores (5 do sexo masculino e 1 do feminino) de jovens atletas do contexto escolar participantes dos Jogos Escolares da Juventude Mato-grossense, sendo cinco equipes femininas (3 handebol, 1 basquetebol e 1 futsal) e uma equipe masculina (basquetebol). Foram observados dois jogos de cada treinador, chegando a um total de doze jogos observados. Resultados: Em momentos de vitória ou derrota (apenas uma equipe obteve derrota nos dois jogos observados) os treinadores passam instruções pautado na comunicação auditiva, direcionando e transmitindo informações para os seus atletas de forma calma, precisa, utilizando expressões curtas e específicas que poderiam ser entendidas facilmente pelos atletas. As informações voltaram-se para o comando de ação, correção de erros, incentivo à equipe e comemoração ao ponto obtido, envolvendo a resolução de situações referente ao posicionamento, descolamento, passe e marcação, abrangendo os procedimentos técnicos, táticos e psicológicos. Esses resultados podem ter sido alcançado devido os treinadores sentirem a necessidade de corrigirem e reforçarem as ações realizadas pelos atletas durante a competição. Conclusão: Os treinadores de jovens atletas ao longo do jogo centralizam as instruções verbais na ação tática, técnica e psicológica da sua equipe. Essas informações poderão contribuir para formação e conhecimento do treinador em circunstância de competição.

Acessar