Treinamento Aeróbio em Intensidade Leve à Moderada Altera Positivamente o Perfil Metabólico e Substratos Teciduais em Ratos Alimentados com Dieta Hiperlipídica
Por Fabrício Cesar de Paula Ravagnani (Autor), Christianne de Faria Coelho-ravagnani (Autor), Fabrício Azevedo Voltarelli (Autor), Mariana de Oliveira (Autor), Luiz Fabrizio Stoppiglia (Autor), Celso Massaschi Inouye (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 21, n 1, 2013. Da página 66 a 74
Resumo
RESUMO: O presente estudo verificou os efeitos do treinamento aeróbio em intensidade leve à moderada sobre o perfil metabólico e substratos teciduais de ratos alimentados com dieta hiperlipídica. Dezenove ratos Wistar machos foram alimentados com dieta chocolate durante 2 meses após o desmame e separados em 2 grupos: Exercício Chocolate (EC) (n=9) e Sedentário Chocolate (SC) (n=10). O treinamento consistiu de natação (8 semanas, 5dias/semana, 1h/dia, sobrecarga equivalente a 2% do peso corporal). Ao final do experimento, os ratos foram eutanasiados para a determinação das concentrações séricas de glicose, AGL, triglicerídeos, colesterol total, HDL e LDL; nos tecidos muscular e hepático foram mensurados os conteúdos de glicogênio e triglicerídeos. O treinamento reduziu os triglicerídeos séricos e hepáticos bem como o ganho de peso corporal; ainda, aumentou o conteúdo de triglicerídeos musculares. Concluímos que o treinamento aeróbio em intensidade leve à moderada alterou positivamente o perfil metabólico e os substratos teciduais dos ratos alimentados com dieta hiperlipídica.