Resumo

O ambiente escolar é um local seguro, mas também propício a acidentes principalmente durante as aulas de educação física. Por esse e outros motivos o professor deve estar preparado para atender a possíveis ocorrências em que seu nível de conhecimento de procedimentos de primeiros socorros definirá a eficácia e segurança do suporte dado aos alunos. A pesquisa tem como objetivo examinar a qualidade do treinamento em primeiros socorros oferecida aos professores de educação física, identificar lacunas no treinamento atual e propor possíveis melhorias. Trata-se de um estudo bibliográfico integrativo que esta na fase inicial de revisão e busca de conteúdo, com a utilização das bases de dados LILACS e SciELO e com o uso dos descritores: Escolas, professores e primeiros socorros. Dentre os 17 artigos encontrados foram utilizados 06 que mais se demonstraram relevantes e que contribuiria de forma significativa para compreensão da pesquisa. Os resultados obtidos a princípio, destacaram que muitos desses profissionais tem pouca capacidade de lidar com emergências, ressaltando assim uma necessidade de melhora na formação acadêmica nesse quesito e um contínuo treinamento.

Acessar