Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre um programa de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas com base nas habilidades sociais com o público adolescente. As habilidades sociais são diferentes classes de comportamento que o indivíduo possui para lidar com as situações interpessoais, entre elas a comunicação, o fazer e manter amizade, empatia, assertividade, expressar solidariedade, manejar conflitos, resolver problemas interpessoais, expressar afeto e intimidade. A pesquisa teve como objetivo geral identificar índices de uso de álcool e outras drogas e sua relação com habilidades sociais entre adolescentes de uma escola do interior do estado do Espírito Santo, bem como implementar e avaliar um programa de prevenção ao abuso dessas substâncias a partir do Treinamento de Habilidades Sociais. Os objetivos específicos foram: caracterizar as habilidades sociais; utilizar os instrumentos de avaliação antes e depois das intervenções; avaliação follow-up (três e seis meses após as intervenções); relacionar dois instrumentos de avaliação; e analisar dados entre os estudantes. A metodologia se constituiu como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola estadual no interior do estado do Espírito Santo com uma turma composta de 19 alunos do ensino médio. Foram utilizados dois instrumentos para a produção de dados: o Teste de Identificação de Distúrbios do Uso de Álcool (Alcohol Use Disorders Identification Test – AUDIT), e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). Por meio de uma abordagem interativa, o programa de prevenção se constituiu de 12 sessões abordando direta e indiretamente o tema drogas e o fortalecimento das habilidades sociais. Os instrumentos foram reaplicados ao final e aos três e seis meses após o término das intervenções, com a técnica de grupo focal. Entre os resultados relativos ao tema drogas, houve diminuição do consumo de álcool, aquisição de informações inovadoras e desconstrução de concepções equivocadas acerca de normas sociais com base em dados científicos. Em relação às habilidades sociais, a empatia e a assertividade foram as habilidades mais enfatizadas pelos participantes. As atividades com base em encontros interativos possibilitaram melhor aquisição do aprendizado. Observou-se que a estratégia das habilidades sociais possibilita alcançar resultados significativos acerca da prevenção ao abuso de drogas. Acredita-se que resultados de programas de prevenção podem ser mais expressivos quando há menor ênfase sobre as substâncias e maior foco nas ações em que se privilegiam as pessoas.

Acessar