Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar bases pedagógicas, bem como uma metodologia de trabalho, utilizando-se a cama elástica como alicerce para o treinamento sistematizado da capacidade de equilíbrio em âmbito desportivo e/ou para as atividades da vida diária do homem. A neutralização das forças que agem sobre o corpo e, conseqüentemente, a manutenção do equilíbrio pelo homem é uma busca constante, tanto em suas atividades do dia-a-dia como nas atividades desportivas. Entretanto, pode-se observar que, de certa forma, a literatura brasileira referente aos aspectos voltados ao treinamento do equilíbrio ressente-se de uma fundamentação didático-pedagógica que possa alicerçar a prática dos profissionais que militam nessa área. Existem vários equipamentos que podem proporcionar melhor qualidade e quantidade de estímulos capazes de dinamizar o processo de desenvolvimento do equilíbrio. Talvez o melhor deles seja a cama elástica, equipamento que faz parte da ginástica de trampolim, hoje constituindo uma modalidade olímpica. Com relação aos exercícios, devem ser complexos no que se refere ao sistema nervoso e coordenativos, necessitando de uma grande capacidade de atenção em sua execução. Não devem produzir muitos desgastes, no que se refere à fadiga, que deve ser mais local do que geral, pois esta influencia negativamente o estado de equilíbrio do corpo. Assim, os exercícios devem ser executados na fase inicial de uma sessão de treinamento, após um breve aquecimento, sendo aconselhável intercalar momentos de repouso e atividades lúdicas durante as sessões. O treinamento do equilíbrio deve ser sistematizado, incluído nos currículos escolares e no plano geral de treinamento desportivo, sendo trabalhado em seções específicas, em uma zona acima do limiar de adaptação, a fim de proporcionar o desenvolvimento necessário capaz de atender às exigências motoras do dia-a-dia do homem, bem como às exigências desportivas. Palavras-chave: Equilíbrio, Treinamento, Cama Elástica.

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