Editora Vale, UNESCO. Brasil 2013. 58 páginas.

Sobre

O Programa de Esportes da Fundação Vale, intitulado Brasil Vale Ouro, busca promover o esporte como umfator de inclusão social de crianças e adolescentes, incentivando a formação cidadã, o desenvolvimentohumano e a disseminação de uma cultura esportiva nas comunidades. O reconhecimento do direito e agarantia do acesso da população à prática esportiva fazem do Programa Brasil Vale Ouro uma oportunidade,muitas vezes ímpar, de vivência, de iniciação e de aprimoramento esportivo.

É com o objetivo de garantir a qualidade das atividades esportivas oferecidas que a Fundação Vale realiza aformação continuada dos profissionais envolvidos no Programa, de maneira que os educadores sintam-secada vez mais seguros para proporcionar experiências significativas ao desenvolvimento integral das criançase dos adolescentes. O objetivo deste material pedagógico consiste em orientar esses profissionais para aabordagem de temáticas consideradas essenciais à prática do esporte. Nesse sentido, esta série colaborapara a construção de padrões conceituais, operacionais e metodológicos que orientem a prática pedagógicados profissionais do Programa, onde quer que se encontrem.

Este caderno, intitulado “Treinamento esportivo”, integra a Série Esporte da Fundação Vale, composta por 12publicações que fundamentam a prática pedagógica do Programa, assim como registram e sistematizam aexperiência acumulada nos últimos quatro anos, no documento da “Proposta pedagógica” do Brasil Vale Ouro.

Composta de informações e temas escolhidos para respaldar o Programa Brasil Vale Ouro, a Série Esporte daFundação Vale foi elaborada no contexto do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Vale e aOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. A série contoucom a participação e o envolvimento de mais de 50 especialistas da área do esporte, entre autores, revisorestécnicos e organizadores, o que enriqueceu o material, refletindo o conhecimento e a experiência vivenciadapor cada um e pelo conjunto das diferenças identificadas.

Portanto, tão rica quanto os conceitos apresentados neste caderno será a capacidade dos profissionais,especialistas, formadores e supervisores do Programa, que atuam nos territórios, de recriar a dimensãoproposta com base nas suas próprias realidades.

Cabe destacar que a Fundação Vale não pretende esgotar o assunto pertinente a cada um dos cadernos,mas sim permitir aos leitores e curiosos que explorem e se aprofundem nas temáticas abordadas, por meioda bibliografia apresentada, bem como por meio do processo de capacitação e de formação continuada,orientado pelas assessorias especializadas de esporte. Em complemento a esse processo, pretende-se permitira aplicação das competências, dos conteúdos e dos conhecimentos abordados no âmbito dos cadernos pormeio de supervisão especializada, oferecida mensalmente.

Ao apresentar esta coletânea, a Fundação Vale e a UNESCO esperam auxiliar e engajar os profissionais deesporte em uma proposta educativa que estimule a reflexão sobre a prática esportiva e colabore para que asvivências, independentemente da modalidade esportiva, favoreçam a qualidade de vida e o bem-estar social.

Fundação Vale Representação da UNESCO no Brasil
 

Arquivo