Resumo

INTRODUÇÃO

Segundo a Constituição Brasileira (1988), em seu artigo 2171, o esporte é um direito de todos, o que indica a importância que ele exerce na sociedade. Enquanto escola, e principalmente professores de Educação Física, precisamos incentivar a prática do esporte de qualidade que visem interferir qualitativamente no desenvolvimento dos estudantes que vivenciam o esporte. O futsal é uma modalidade coletiva praticada por milhões de pessoas em todo mundo. É a segunda modalidade esportiva mais popular (CBFS, 2015). Na escola o futsal se apresenta enquanto conteúdo da disciplina Educação Física e atividade extracurricular, prática esportiva. No presente estudo iremos relatar a experiência com o esporte enquanto atividade extracurricular do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBA), campus Jequié. Por meio do Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Ministério da Educação e gerenciado pela CAPES, discente do subprojeto UESB - Esporte, iniciaram o trabalho junto aos professores de Educação Física do IFBA - Jequié. É nesse cenário de competições escolares, que este trabalho, visa relatar as ações frente ao time de futsal masculino do IFBA.

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