Treinamento Físico Combinado Melhorou o Perfil Lipídico e Reduziu a Pressão Arterial de Idosas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Por Marcelo Cavalcante Rocha (Autor), Welington Ribeiro Stabenow (Autor), Aline Gomes Jacobino (Autor), Alexandre de Oliveira Barbosa (Autor), João Carlos Martins Bressan (Autor), Adilson Domingos dos Reis Filho (Autor), Fabrício Azevedo Voltarelli (Autor), Roberto Carlos Vieira Junior (Autor).
Em Corpoconsciência v. 20, n 1, 2016. Da página 38 a 45
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de exercícios físicos sobre os parâmetros bioquímicos e hemodinâmicos de mulheres idosas. Treze idosas realizaram treinamento físico combinado (TFC), 1h/dia, 5X/semana, durante 16 semanas. Foram analisados pré e pós TFC: glicemia de jejum (GJ), colesterol total (CT) e frações (HDL e LDL) e triglicerídeos (TG), pressões arteriais sistólica (PAS) e diastólica (PAD); as aferições foram realizadas entre 72 a 96 horas após o último dia do TFC. Utilizou-se teste de Kolmogorov-Smirnov seguido de teste T de Student (p<0,05). Ao final do TFC, observamos reduções significativas nos valores de CT, LDL, PAS e PAD. Os valores de GJ, HDL, e TG não apresentaram diferenças significativas nos momentos pré e pós TFC. A realização de um programa de TFC com a duração de 16 semanas produziu benefícios para a condição de saúde de idosas, confirmando sua eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares.