Treinamento Físico Multimodal com Dupla Tarefa na Doença de Alzheimer: Efeito nas Funções Cognitivas e na Força Muscular
Por Bruno Naves Ferreira (Autor), Emmanuel Dias de Sousa Lopes (Autor), Isadora Ferreira Henriques (Autor), Marina de Melo Reis (Autor), Amanda Morais de Pádua (Autor), Fernanda Aparecida Lopes Magno (Autor), Flávia Gomes de Melo Coelho (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 19, n 5, 2017. Da página 1 a 10
Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos do treinamento físico multimodal (TFM) com dupla tarefa nas funções cognitivas e força muscular de idosos com doença de Alzheimer (DA). Participaram 19 indivíduos com DA no estágio leve e moderado, divididos em grupo treinamento (GT) e grupo controle (GC). O GT realizou treinamento físico multimodal (TFM) com dupla tarefa por 12 semanas. Os idosos foram avaliados no momento pré e pós-intervenção. Para avaliação da cognição foram utilizados o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Teste do Desenho do Relógio (TDR) e Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Para a força muscular, o Teste de Levantar e Sentar da Cadeira (TLSC) e Força de Preensão Manual (FPM). O teste de Wilcoxon foi utilizado para analisar os momentos pré e pós-intragrupos. O GT apresentou melhora significativa na BAF e TLSC (p≤0,05) e tendência de melhora no escore do MEEM (p ≤ 0,08). O GC apresentou melhora significativa no TLSC (p≤0,05). O TFM com dupla tarefa melhorou as funções cognitivas frontais e a força muscular de membros inferiores de idosos com DA.