Resumo

Objetivo:
Compreender formas de treinamento esportivo, relacionadas ao futsal, dentro do ambiente escolar, com o foco central na aprendizagem dos alunos, dando ênfase ao jogo.

Métodos e resultados:
As atividades foram realizadas no contra turno escolar, na Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto, situada na cidade de São João Del Rei, sendo uma vez por semana. O público alvo foram 20 participantes de ambos os gêneros. As aulas foram planejadas com base na Pedagogia do Esporte, visando à aprendizagem dos alunos por meio do ensino de regras, fundamentos e técnicas. Foram desenvolvidos fundamentos do jogo, como passe, recepção, finalização, defesa, condução e drible. Foram aplicados jogos como, por exemplo, o bobinho, tendo como principal fundamento o passe e os jogos de ataque/defesa 3x3; 3x2; 2x3 que possibilitava o drible, passe, movimentação, marcação e finalização. Foi apresentado aos alunos um sistema de jogo 2x2, tornando o jogo mais rápido, uma vez que assim, eles entendiam seus posicionamentos, tornando o jogo mais organizado. As aulas foram divididas em quatro partes, aquecimento, jogos, tarefas práticas e o coletivo. Ao final dos treinamentos foram realizadas rodas de conversa, para questioná-los a respeito dos objetivos alcançados (avaliação).

Conclusão:
Ao final desse processo de ensino, podemos observar que o objetivo foi alcançado, pois os alunos aprenderam a jogar e entender o Futsal. Assim, um caminho que possibilitou essa aprendizagem foram os jogos que eram criados e modificados, a fim de trabalhar fundamentos e técnicas, sem a reprodução e repetição de movimentos padronizados.