Resumo
A evolução histórica do ensino e treinamento do Futebol evidencia, em sua fase mais recente, o método integrado como um meio viável de educar crianças por intermédio do esporte. Este método pode ser compreendido como aquele capaz de aproximar o treinamento à realidade do jogo por meio de Jogos Educativos. Abordar a Educação, a Educação Física e o Futebol como meio educativo, parece indicar um grande desafio para o Século XXI: o de levar o homem à compreensão de suas ações, e não apenas ser reprodutor de práticas tradicionais sem oportunidade de vivenciar práticas que respeitem, sobretudo, preceitos do desenvolvimento humano. Em busca de um posicionamento crítico a respeito do papel do Futebol como meio educativo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de orientação fenomenológica, cujos objetivos foram: a) Identificar os métodos aplicados e discutir sua aplicação nas escolinhas de Futebol; b) Identificar o conhecimento dos professores sobre Treinamento Integrado. A seleção da amostra foi constituída partindo das indicações feitas por três professores universitários sendo selecionadas três escolinhas de Futebol situadas na Região da Costa da Mata Atlântica. A coleta de dados constou de entrevistas com os professores de três categorias específicas: Sub-05, Sub-09 e Sub-15 a partir da seguinte questão geradora: O que você poderia me dizer sobre o método de Treinamento Integrado, ou seja, aquele que aproxima o treinamento da realidade do jogo por meio de jogos educativos? Em seguida, observaram-se as aulas com a finalidade de auxiliar o trabalho interpretativo do pesquisador. Tais dados foram analisados em dois níveis: dos depoimentos individuais, gerando perfis ideográficos e, posteriormente, em nível geral, reunidos em matrizes nomotéticas, constituindo a base para a interpretação dos resultados. As observações identificaram a utilização dos Métodos Analítico e Integrado na Categoria Sub-05, sendo que o Método Analítico apareceu utilizado conjuntamente a exercícios que parecem favorecer a aquisição dos padrões fundamentais de movimento. Na Categoria Sub-09 foi identificada à utilização do Método Analítico e do Método Integrado, com grande ênfase nos exercícios analíticos. Na Categoria Sub-15 foi identificada à utilização dos Métodos Analítico, Integrado e Compartimentado, sendo que este último pareceu não convergir com o que é preconizado pela literatura do Futebol e pela literatura que trata dos preceitos de desenvolvimento humano. De maneira geral, foi possível detectar que todos identificam o Método Integrado, porém a comparação com a prática mostrou que, apesar de utilizado, quatro professores não o compreendem ou não demonstram conhecê-lo plenamente. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de aprimoramento técnico-pedagógico dos professores responsáveis pelas escolinhas de Futebol da região investigada através de cursos, palestras e formação em serviço.