Treinamento Psicológico em Adolescentes Atletas de Natação: Relato de Experiência em Estágio Supervisionado de Psicologia
Por Silvia Regina Teixeira Pinto Albuquerque (Autor), Amanda Arruda (Autor), Denise Aparecida dos Santos Lima (Autor), Henrique Mazzucco (Autor), Jorge Alan Thibes Pizzol (Autor), Maria Eliane de Matos Lima (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 10, n 4, 2020.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a experiência de atuação de estagiários do décimo semestre do curso de psicologia de um centro universitário do interior de São Paulo com jovens atletas de baixa renda na modalidade esportiva de natação. Para as intervenções, os estagiários de psicologia utilizaram técnicas somáticas e cognitivas com o intuito de realizar o treinamento psicológico tanto para os treinos como para as competições destes atletas. O artigo inicia relatando, brevemente a história da psicologia do esporte no mundo e no Brasil até os dias atuais debatendo a disciplina nas universidades brasileiras. No desenvolvimento do artigo são demonstradas as técnicas utilizadas durante quatro meses num complexo esportivo de natação com jovens atletas e técnico assim como, as percepções dos alunos frente as intervenções. Para tanto, baseou-se em autores como Samulski e Becker Junior. Foi concluído que o treinamento psicológico auxilia na redução do tempo nas competições, assim como a diminuição da ansiedade em momentos de competição.