Resumo

A capacidade que os atletas têm para (re)criarem mentalmente uma experiência real na ausência de um estímulo externo (visualização mental), assume-se como fundamental na aprendizagem e aperfeiçoamento de habilidades técnico-táticas e na melhoria da performance desportiva. Os treinadores desportivos, catalisadores de aprendizagem e fontes de conhecimento especializadas no processo de treino e jogo, assumem especial relevo na promoção e ensino desta competência psicológica em contexto desportivo, potenciando o desenvolvimento global dos seus atletas e, consequentemente, o rendimento desportivo das suas equipas. Neste sentido, este estudo analisou as perspetivas de treinadores de voleibol de praia relativamente à utilização da visualização mental na preparação das suas equipas. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dez selecionadores nacionais de voleibol de praia, com participação no campeonato do mundo de sub-19 em voleibol de praia. A análise das respostas, feita através do método de análise de conteúdo, revelou que os treinadores embora considerem a visualização mental de grande utilidade e um complemento válido na preparação integral das suas equipas, têm um entendimento genérico acerca desta competência psicológica, associando-a a “pensamentos positivos”, “sonhar acordado” e à observação comportamental. A maioria dos treinadores sublinhou, ainda, que recorre e incentiva os seus atletas à prática desta competência psicológica, ainda que de forma pouco sistemática e baseando-se no conhecimento empírico. Concluiu-se que os treinadores necessitam de mais (in)formação específica sobre visualização mental e como poderão utilizá-la para rentabilizar a performance atlética das suas equipas, e também sobre como deverão encorajar os seus atletas a recorrerem a ela.

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