Resumo

Esta narrativa discute as ambivalências e as disputas de poder que estavam presentes no time nacional que conquistou a copa de 1970 no Mexico. Embalado pelas lembranças afetivas do autor, o texto apresenta detalhes de como o tecnico Joao Saldanha, um fervoroso comunista, acabou sendo afastado da liderança do time poucos meses antes do torneio. A tensão entre o tecnico e o sanguinário ditador Emilio Garrastazu Medici era bem conhecida e se tornou insustentável quando, após o massacre perpetrado pela ditadura contra o líder comunista Carlos Mariguella, amigo de Saldanha, este resolveu denunciar internacionalmente as barbaridades da ditadura militar durante o sorteio dos grupos da Copa realizado no México, em janeiro do mesmo ano. A queda dele foi inevitável, mas Joao Havelange, na época presidente da então CBD, soube tirar proveito financeiro desta pressão pela substituição do técnico.

Este texto foi publicado na revista PLAYON, uma publicação criada em 2020 pela Fair Play Publishing para unir fãs de futebol durante a pandemia.  Dos sete números iniciais, dois contam com grandes atletas brasileiros (Sócrates e Marta) em suas capas. São leituras muito informativas mas amenas para quem quer entender o contexto do futebol na Oceania e no mundo, através das lentes de gente que vive o dia a dia do futebol neste continente.

Acesse o conteúdo deste primeiro número de 2021 e de todos as outras edições aqui https://www.fairplaypublishing.com.au/play-on

Acessar