Resumo
Construir um processo de avaliação que permita acompanhar a aprendizagem dos estudantes e analisar a qualidade das práticas pedagógica implementadas ainda é um desafio para os professores de Educação Física, no Brasil. Cinco professores que atuam na rede pública de ensino do município de Santo André/SP, entre eles o autor deste relatório de pesquisa, decidiram enfrentar o desafio de pesquisar suas próprias práticas, refletindo coletivamente sobre o processo avaliativo que têm implementado em suas práticas pedagógicas. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar o processo construído pelos professores para investigar a própria prática avaliativa e discutir as contribuições do trabalho em grupo. A pesquisa foi desenvolvida durante o horário destinado à formação continuada, e adotou os princípios metodológicos da pesquisa colaborativa. As reuniões aconteceram quinzenalmente, em uma escola municipal na qual atua um dos professores colaboradores, totalizando sete encontros, com duração de quatro horas cada um. Esses encontros foram gravados em vídeo, as falas transcritas e submetidas à análise temática, para descrever as experiências, os significados construídos e o percurso da pesquisa do grupo. A pesquisa proporcionou aos professores analisar potenciais e limitações de seus instrumentos de coleta de dados para avaliação, consolidar o trabalho coletivo, compartilhar concepções e compreender a complexidade das praticas avaliativas, contrariando uma lógica predominante nos sistemas educativos de isolamento dos educadores. Aponta para a necessidade de a pesquisa olhar para as necessidades da atuação docente e de investigações que acompanhem com mais profundidade, como podem ser desenvolvidos os processos de avaliação da aprendizagem durante as aulas de Educação Física Escolar.