Resumo

Objetivos:
Investigar o potencial sensibilizador de uma Trilha Ecoludofilosófica, na visão de estudantes universitários, diante da perspectiva da educação ambiental.

Métodos e resultados:
Este estudo, de natureza qualitativa utilizou como instrumento para coleta de dados um questionário aberto, aplicado a estudantes de uma Universidade Pública brasileira que participaram de uma metodologia intitulada Trilha Ecoludofilosófica, composta por atividades anímicas, conceituais e reflexivas. O instrumento foi pautado em três indicadores do potencial sensibilizador: cognitivo, afetivo e adequação ao público alvo. Os dados foram analisados descritivamente e apontam, no indicador cognitivo, o conhecimento sobre a fragilidade do bioma; no indicador afetivo, as emoções vivenciadas nas danças grupais, nas atividades lúdicas e nos trechos da trilha realizados com olhos fechados; no indicador adequação ao público alvo, as crianças podem ser consideradas as maiores beneficiadas.

Conclusão:
Com base nos resultados do estudo, pode-se perceber boa receptividade da metodologia por parte do público alvo e destaca-se a eficiência e importância do programa, no sentido de contribuir para a sensibilização e conscientização ambiental, de maneira lúdica. Esta dinâmica adequa-se às aulas de Educação Física, especialmente por seu potencial de ampliação da transversalidade temática, podendose contribuir para a disseminação de valores pró-ambientais, atendendo às propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao tema Meio Ambiente.