Resumo

Objetivo: Apresentar o estado da arte das pesquisas científicas em turismo de base comunitária (TBC).
Metodologia: Revisão Sistemática da Literatura e estudo bibliométrico sobre a produção científica em TBC. Utilizou-se base de periódicos mundiais e a busca por artigos em língua inglesa, espanhola e portuguesa, evidenciando aspectos como: evolução das publicações na área, artigos mais citados, principais periódicos e autores, palavras-chave mais utilizadas, além de análise dos principais temas abordados nos artigos, metodologias aplicadas e mapeamento dos estudos de caso realizados. Os artigos foram analisados utilizando-se os softwares Microsoft Excel, Iramuteq e Gephi.
Originalidade/relevância: O artigo apresenta a discussão científica sobre TBC. Apesar de já existirem estudos nesse sentido, estes contemplam recortes mais limitados e um número menor de artigos analisados. Além disso, são utilizados softwares que possibilitam melhor organização e visualização das informações.
Principais resultados: Verifica-se que as pesquisas em TBC se iniciam na década de 1980, mas ganham volume na última década. Os temas mais recorrentes são a participação comunitária e a sustentabilidade ambiental associada ao TBC. Os artigos se utilizam, em sua maioria, de técnicas qualitativas de pesquisa, incluindo diversos estudos de caso, sendo os continentes Asiático, Americano e Africano os mais estudados, respectivamente.
Contribuições teóricas/metodológicas: São evidenciados o estágio atual e a amplitude da discussão acadêmica internacional sobre o tema. As correlações entre as diferentes abordagens metodológicas podem contribuir para a internacionalização de debates locais e orientar análises comparativas de políticas públicas de TBC entre países.

Acessar