Resumo

Objetivo do estudo: investigar a produção científica sobre a literatura de turismo de futebol, desenvolvendo um panorama sobre as pesquisas acadêmicas relacionadas à temática.
Metodologia/abordagem: revisão sistemática da literatura, de abordagem qualitativa e natureza exploratória-descritiva. Posto isso, após a pesquisa em três bases de dados, selecionaram-se 16 artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020.
Originalidade/Relevância: apesar do turismo de futebol ter ganhado notoriedade nos últimos anos, tanto no âmbito das publicações científicas quanto no aumento das viagens motivadas pelo interesse futebolístico, a análise dos avanços teóricos e metodológicos surge como inédito e indispensável.
Principais resultados: observou-se que estes estudos buscam analisar o perfil e comportamento dos visitantes, as significações e motivações dos deslocamentos, os serviços ofertados pelos tours, os impactos decorrentes dos megaeventos esportivos e da Covid-19. No que diz respeito à metodologia, constatou-se um equilíbrio entre abordagens qualitativas e quantitativas, e um menor percentual (12,5%) de pesquisas com métodos mistos. Dessa forma, como destaque dos estudos qualitativos, citam-se as pesquisas de base etnográficas na área do turismo de futebol. Enquanto nas abordagens quantitativas, percebe-se uma inovação no modo de analisar os dados, com o uso dos métodos de Monte Carlo, da regressão quantílica incondicional, da análise fatorial confirmatória e da matriz de contabilidade social.
Contribuições teóricas/metodológicas: a partir de uma análise das contribuições teóricas e metodológicas desses artigos, elaborou-se uma síntese para relatar como tais estudos abordam o deslocamento dos torcedores e a atratividade turística dos estádios, além dos procedimentos metodológicos aplicados nas pesquisas.

Acessar