Resumo

o turismo futebolístico é um segmento turístico caracterizado pelo deslocamento de turistas a destinos turísticos onde estes, seja como motivação principal ou não, realizam visitas a estádios, museus ou outros espaços destinados ao futebol, bem como assistem a partidas da modalidade in loco (Oliveira et al., 2021). Estudos abordam o desenvolvimento temático sob diferentes óticas, como a expansão econômica, implementação e gestão destes serviços (i.e., tours e matchdays), utilização de recursos de animação e interatividade, relacionamento com stakeholders (Brochado et al., 2021; Proctor et al., 2018; Romano et al., 2016). A literatura é incipiente no que tange a avaliação dos atrativos turísticos de futebol. Não há consenso acerca dos critérios avaliativos de qualidade dos roteiros turísticos de futebol. O estudo pioneiro teórico-empírico de Bezerra et al. (2019) propôs um Modelo de Avaliação Multidimensional (MAM) ao realizar visitas a museus e estádios futebolísticos, baseavam-se na verificação ou análise de cinco categorias analíticas, a saber: (1) Visitação guiada; (2) Museu com exposição de acervo; (3) Estádio com acesso às instalações de jogo; (4) Interatividade tecnológica; (5) Informações e compra online e em locais físicos.

Acessar