Turismo Olímpico e Legado Olímpico de Uma Perspectiva Sociocultural
Por Ewa Malchrowicz-mośko (Autor).
Em Olimpianos - Journal of Olympic Studies v. 1, n 2, 2017. Da página 105 a 127
Resumo
Nos últimos anos, observamos uma crescente popularidade do turismo esportivo, que inclui viajar para praticar esportes, participar de eventos esportivos, além de visitar atrações relacionadas ao esporte, como museus esportivos ou estádios famosos. A participação em grandes eventos esportivos, incluindo os Jogos Olímpicos, cresceu em popularidade entre os turistas, afetando o desenvolvimento do turismo esportivo. Os museus olímpicos também se tornam uma atração turística importante. Atualmente, muitos países do mundo competem para organizar o evento olímpico, pois acredita-se em um ganho econômico e melhoram a atratividade das regiões como possíveis destinos turísticos. As cidades e os países, com mais frequência, escolhem os eventos esportivos como um meio de propaganda, para impressionar a mídia e melhorar sua imagem global. Organizar os Jogos Olímpicos traz muitos benefícios sociais e culturais, entre outros, permite a comunicação multicultural e facilita a integração social. No entanto, a maioria dos estudos sobre turismo esportivo enfoca os benefícios econômicos e de marketing. O impacto social e cultural ainda constitui a minoria de toda a pesquisa sobre o assunto, e é preciso ressaltar que, de forma semelhante ao resultado econômico, o impacto social e cultural não é apenas positivo. Atualmente, pode-se observar uma série de efeitos negativos da organização de grandes eventos esportivos, incluindo a economia, a influência social e cultural, bem como a ecologia – pelo fato de não ter aplicado os princípios do desenvolvimento sustentável pelos organizadores do evento. O objetivo do presente estudo é realizar uma análise teórica de possíveis benefícios e perdas resultantes da realização de um evento esportivo na perspectiva social e cultural.