Turismo social e mediações: Problematizando um projeto de extensão da universidade federal fluminense
Por Bernardo Lazary Cheibub (Autor).
Parte de Lazer, Práticas Sociais e Mediação Cultural . páginas 228 - 245
Resumo
O turismo, historicamente e enquanto fenômeno contemporâneo, apresenta-se como uma das mais atraentes e distintivas manifestações de lazer, motivada pela “quebra” da rotina, na busca pela mudança de paisagens, hábitos e ritmos de vida e o contato com diferentes tradições e costumes. A ideia de deslocamento físico-espacial, por meio de diferentes representações, ajuda a explicar a concepção de turismo: as viagens e os passeios, individuais ou em grupos (intituladas de excursões), possibilitam que as pessoas olhem para a realidade própria, para a realidade dos outros e da localidade visitada. As experiências turísticas podem gerar compreensão e tolerância a respeito das diferenças culturais, além de responsabilidade e consciência sobre algumas questões, como o consumo, a sustentabilidade e as desigualdades sociais. Por serem fundamentalmente opções de lazer, as práticas supramencionadas podem distender- -se para o prazer, para a ampliação das possibilidades de diversão e para a busca desinteressada por conhecimento e transformação pessoal. Como diria o historiador Andre Rauch (2001), sair da rotina é afastar-se da precipitação do cotidiano, questionando seus preconceitos e a lógica muitas vezes desumana e exploratória do mundo do trabalho e das obrigações.