Resumo

O presente artigo apresenta a experiência da construção de uma proposta pedagógica na tutoria a distância e presencial no curso de Licenciatura em Educação Física a distância da Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília. A luz do referencial teórico contextualiza o tutor na Educação a Distância e busca compreender seu papel enquanto mediador no processo educativo. Pautado nas funções do tutor online apresenta as quatro categorias (pedagógica, gerencial, social e tecnológica). Na últimaultima seção, pautado nos documentos institucionais discorre sobre a proposta pedagógica e na afirmativa de buscar uma convergência das funções no sentido de aproximar, complementar e potencializar o acompanhamento dos estudantes e da oferta qualificada. O curso trabalha na perspectiva de construção de uma proposta pedagógica de tutoria centrada na mediação pedagógica como elemento essencial na comunicação com os estudantes. Neste contexto a proposta não tem por objetivo fortalecer um modelo de tutor, ao contrário, busca-se a construção e consolidação de práticas de tutoria que sejam significativas aos processos educativos realizados no curso.
 

Acessar