Tutoria em Educação Física a Distância - Um Estudo de Caso com o Curso em Exercício e Saúde.
Por Denise S. M. S. Araujo (Autor), Cláudio Gil Soares de Araújo (Autor).
Em Artus: Revista de Educação Física e Desportos, n 23, 1991. Da página 100 a -
Resumo
A Educação a distância constitui-se em uma das formas alternativas do processo ensino-aprendizagem em que apresenta como uma de suas principais características a redução ou quase ausência do contato "face-a-face" entre o professor e o aluno. Na realidade,a maioria das vezes em cursos a distância de grande escala, o professor (redator do material instrucional) nunca encontra pessoalmente os alunos, sendo substituído por tutor(es) nas tarefas de a poio pedagógico, atividades estas que, por sua vez, são frequente mente realizadas a distancia (carta, fita, telefone, computador , etc.). Cbjetivando avaliar o processo de tutoria para cursos a distância, analisamos as respostas de 290 profissionais de Educação Física, residentes em sete diferentes unidades da federação -(MA, PE, SE, BA, MS, DF, PR) que concluíram com sucesso o Curso de ExecÍcio e Saúde. As respostas a itens de um questionário fechado mostrou que embora a grande maioria, independente do local de residência, houvesse obtido uma impressão global bastante favorável do curso (96,2% com respostas muito boa ou boa), apenas 68,7% manifestaram este mesma opinião positiva quando perguntados sobre a importância da tutoria na aprendizagem, com evidentes discrepâncias entre os estados (respostas positivas, variando de - 41,8 a 77,8%). Estes dados permitem duas interpretações: a) a tutoria não é importante ou b) a tutoria não foi bem conduzida no referido curso. Baseado na literatura e na hetereogeneidade inter estadual e apesar do caráter primariamente auto-suficiente do ma terial instrucional, entendemos ser mais provável a segunda possi bilidade. Deve-se ressaltar que os nossos resultados refletem ape nas os alunos concluintes, não havendo infelizmente qualquer informação sobre a opinião dos desistentes. Desta forma, dentro das limitações deste estudo, propomos que seja ampliada e consolidada a rede de suporte tutorial e implantada a consulta Por discagem direta gratuita a tutores plantonistas, com vistas a otimizar o suporte pedagógico do Curso a Distância em Exercício e Saúde.