Resumo

Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para promover a aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol. Elaborou-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa em que os estudantes foram sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento, utilizando seus conhecimentos prévios, seguindo a teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003). A temática desenvolvida surgiu diante da constatação do alto índice de reprovação e desistência da disciplina de Cálculo Integral e Diferencial, segundo estudos realizados por Masetto (1992), Barbosa e Neto (1995) e Morellatti (2001). Conforme pesquisa realizada com professores, estudantes e monitores da disciplina de Cálculo Integral e Diferencial, e que apontou a trigonometria como um dos conteúdos estruturantes para a aprendizagem da disciplina em questão, houve a preocupação em aliar este conteúdo a algo que despertasse o interesse dos estudantes em aprender, o futebol. Foi possível confirmar que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, planejada e aplicada aos estudantes do nono ano do ensino fundamental, apresentou indícios de aprendizagem potencialmente significativa, através dos mapas conceituais desenvolvidos pelos estudantes no decorrer, e no término da aplicação. Para análise dos mapas conceituais optou-se pela adoção da taxonomia topológica elaborada por Cañas et al. (2006) e Miller (2008). Outro indício de que ocorreu a aprendizagem significativa, foram os conceitos obtidos pelos estudantes, após a aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, em comparação com conceitos obtidos em anos anteriores. Como produto final, foi elaborado um guia didático, que pode servir como recurso a ser utilizado por outros professores, como material didático principal ou complementar, para a abordagem da trigonometria na Educação Básica.

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