Ultrapassando a Linha Reta: a Deficiência Intelectual e o Slackline em Cliques
Por Victor Ferreira do Nascimento (Autor), Julia Maria Alves de Medeiros (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
APRESENTAÇÃO
As fotografias expostas neste trabalho têm por objetivo aproximar o leitor ao projeto desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com pessoas que possuem deficiência intelectual. O projeto, desenvolvido nas manhãs das terças e quintas-feiras, trabalha a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no ambiente esportivo, buscando levar vivências diversos para esses jovens e, além disso, estimular práticas corporais que de alguma forma venham a melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Durante a fase de experimentação dos esportes, houve a participação dos pais em algumas das aulas com as mesmas restrições e/ou adaptações feitas para os seus respectivos filhos (as). A fim de que houvesse um conhecimento mais amplo dos diversos esportes, foi adotado um sistema de rotação, em que os alunos vivenciavam as experiências daquele determinado esporte em um certo período para que outro fosse introduzido.