Resumo

Como editores da Revista Brasileira de Qualidade de Vida, é com imenso prazer que apresentamos o sumário de nossa publicação para o ano de 2023, um período marcante na história da ciência brasileira. Este ano representa uma virada significativa, um momento em que observamos um ressurgimento do valor atribuído à ciência em nosso país.

Nossa revista, dedicada a promover a disseminação de pesquisas científicas que contribuem significativamente para a área da qualidade de vida e campos correlatos, encontra-se na linha de frente deste movimento. Através dos artigos publicados, exploramos as multifacetadas dimensões da qualidade de vida, desde questões de saúde e bem-estar até os impactos socioeconômicos e ambientais das políticas e práticas.

Em 2023, nossos autores abordaram temas complexos, refletindo um ano em que a ciência brasileira se reinventou e reafirmou sua importância. A pandemia de COVID-19, um tópico recorrente e de relevância inquestionável, foi explorada em diversos artigos, destacando seu impacto na qualidade de vida de diversos grupos, incluindo professores universitários, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e profissionais da saúde pública.

Os desafios enfrentados por pacientes com condições crônicas, como o câncer e a doença falciforme, também receberam atenção. A importância de abordagens integrativas e multidisciplinares ficou evidente, seja na gestão de doenças crônicas ou na promoção de hábitos saudáveis e bem-estar em populações específicas, como idosos e mulheres na menopausa.

Ademais, os artigos publicados refletiram uma conscientização crescente sobre a interconexão entre saúde física, saúde mental e o ambiente de trabalho. A Lei nº 14.681/2023, que trata da qualidade de vida no trabalho dos profissionais da educação, é um exemplo claro de como a legislação pode influenciar positivamente o bem-estar dos indivíduos.

Este ano, a Revista Brasileira de Qualidade de Vida atuou não apenas como um repositório de conhecimento científico, mas também como um catalisador para discussões essenciais sobre como melhorar a vida das pessoas em meio a um mundo em rápida transformação.

Concluímos este editorial com um sentimento de gratidão e otimismo. Gratidão aos nossos colaboradores, cujas pesquisas enriquecem não apenas nossa publicação, mas toda a comunidade científica e a sociedade em geral. Otimismo por ver a ciência novamente ocupando um lugar de destaque no Brasil, guiando-nos em direção a um futuro mais promissor, sustentável e saudável.

Acessar