Um Carro a Menos? Trocando o Carro Pela Bicicleta

Parte de Estudos de Mobilidade por Bicicleta . páginas 24

Resumo

A ideia do presente trabalho surgiu de uma reflexão sobre uma frase que se vê frequentemente em algumas bicicletas: “Um carro a menos”. Ao problematizar essa afirmação aqui a nossa intenção não é confirmar a sua veracidade (ou seja, se de fato os ciclistas são pessoas que anteriormente se deslocavam de carro), mas usá-la como ponto de partida para um estudo que visa tentar responder a uma série de perguntas: Quem são os ciclistas e os motoristas de carro em São Paulo? Quantas viagens feitas de carro teriam potencialidade para se tornarem viagens de bicicleta? Quais são as barreiras que dificultam essa transição? Este trabalho é uma tentativa de responder a essas perguntas no contexto do município de São Paulo através do uso de dados secundários abertos e entrevistas em profundidade. Na primeira parte do artigo serão apresentadas algumas caraterísticas da mobilidade urbana na cidade. Na segunda serão analisadas as caraterísticas das viagens de automóvel, estimando-se quantas delas poderiam ser feitas de bicicleta e identificando quais são os grupos sociais que as realizam. Na terceira parte estudaremos esses grupos sociais utilizando resultados de entrevistas em profundidade semiestruturadas com motoristas habituais. Por último, na quarta parte são discutidos os resultados no seu conjunto e apontadas as principais conclusões do estudo.

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