Integra

A Educação Física carece de uma conceituação. Vamos lá: trata-se de uma pedagogia; atuamos na área de educação quando agimos na escola, dando aulas. Que educação é essa? Vejam: todo professor, em toda disciplina, quando leciona, ensina a viver. Para aprender a viver, os alunos precisam incorporar recursos. Quando alguém aprende Matemática, supõe-se que, aprendendo matemática, ele poderá viver melhor, e isso é verdadeiro. Quando alguém aprende Educação Física, também, ou seja, quando alguém aprende a correr melhor, a saltar melhor, a andar melhor, a jogar, a se divertir, aprendendo, com isso, coisas morais, afetivas, intelectuais, etc., e, principalmente, expressividade motora, pode viver melhor. Resumindo, a Educação Física seria uma disciplina pedagógica que ensina as pessoas a viver corporalmente. Sobre esse tema, dependendo dos comentários, voltarei várias vezes.

19-12-2008, às 8:43

Comentários

O tema é válido e merece ser tratado mais vezes. Uma grande parte dos profissionais que atuam dentro das escolas não são capazes de conceituar a disciplina perante os alunos, outros professores e demais participantes do meio escolar. Eu acho que posso me incluir neles, mas continuo tentando encontrar a melhor idéia!

Por Guilherme Freitas
em 20-12-2008, às 23:23.

Grito de alerta!!!!!!!!! Para lembrar o saudoso gozaguinha.

Professor João,

Boa tarde!

Estou lhe enviando este correio eletrônico pois foi a única forma que consegui me comunicar com o senhor.
Desde já solicito sua ajuda para a valorização da disciplina da Educação Física no currículo escolar e como área de conhecimento que trata do corpo em movimento.
A secretaria de Educação do Estado de SãO Paulo de forma arbitrária e na contramão do entendimento da importância do movimento corporal na educação escolar, contrapondo-se até mesmo a proposta curricular imposta este ano em São Paulo, retirou do 3º ano do Ensino Médio está disciplina e pretende retirar das demais séries, conforme matéria publicada hoje no Caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo. Justifica na matéria que está sendo obrigada a realizar tais mudanças por imposição da lei federal da obrigatoriedade da Filosofia e Sociologia e também do retorno de História (vale lembrar que a comunidade acadêmica foi a imprensa ressaltar a importância da área das humanidades no currículo escolar e pelo visto surgiu efeito.).
Sendo assim, acredito ser o momento da comunidade acadêmica também mais uma vez, como tem sido feito por vocês desde a década de 80, escrever mais uma página da história sobre uma educação de corpo inteiro, e a relevância desta areá de conhecimento.
Aguardo um retorno, para que eu possa mobilizar outros colegas e companheiros, porque não!

Um abraço fraterno.

Meu nome é Eliane Martiniano de Souza, sou professora efetiva da rede estadual de São Paulo há 18 anos e estou na luta.

Aproveito para lhe enviar feliz natal, se acreditares neste espírito e feliz ano novo.

Por eliane martiniano de souza
em 23-12-2008, às 12:19.

CONCORDO A EDUCAÇÃO FISICA É TÃO IMPOSTANTE QUANTO OUTRA DISCIPLINA CURRICULAR ,BASTA OS PROFESSORES LEVAREM A SERIO O SEU TYRABALHO COMO EDUCADOR FISICO.TEMOS QUE MUDAR ESTA VISÃO DE QUE EDUCAÇAO FISICA E PASSA TEMPO HORA DE DIVERSÃO OU SEJA BAGUNÇA.HOJE COM CERTEZA AINDA ENCONTRAMOS PROFESSORES DE OUTRAS DISCIPLINAS COM ESTA VISÃO.JÁ NOS DA EDUCAÇÃO FISICA É NOSSO DEVER E OFICIO DA PROFISSÃO FAZER UM TRABALHO ONDE OS EDUCANDOS TENHA UM BOM RENDIMENTO AFINAL SOMOS CONSTRUTORES DE CONHECIMENTO PARA FORMAÇÃO DO CIDADÃO.APROVEITO PARA SABER MAIS SOBRE A LEI QUE FALA SOBRE TRES AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA POR SEMANA PARA CADA TURMA. UM GRANDE ABRAÇO.

AGUINALDO RAEL PEREIRA, ACÂDEMICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA.

Por aguinaldo pereira
em 6-02-2009, às 13:12.

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A LEI QUE FALA SOBRE AS TRÊS AULAS DE EDUCAÇÃO POR SEMANA,POIS NÃO ACHO JUSTO QUE UMA DISCIPLINA COM TANTA IMPORTANCIA NA ESCOLA ,SEJA TÃO DESMERECIDA. UM ABRAÇO. NILCE BAHIA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO MOVIMENTO HUMANO.

Por nilce bahia
em 11-02-2009, às 22:30.

Acessar