Resumo

O ser humano vivencia diversas práticas para ser possível superar limites e buscar reais possibilidades para a vida qualitativa. Práticas vividas em família, no trabalho, com amigos e consigo mesmo, dentre as quais, neste escudo, destacamos as práticas do lazer. A instituição EIA do município de Camaragibe-PE inclui como importante oportunizar práticas que proporcionem a qualidade de vida, trazendo assim um dia de práticas do lazer com pais e filhos dentro da escola no dia das mães. Instituições como a EIA tem centrado esforços para oferecer práticas, com base na educação para e pelo o lazer, que contribuam frente às diferentes dimensões humanas. Ao considerarmos ser de grande importância o direito do cidadão ao lazer, essas práticas têm sim objetivos bem claros e definidos por àqueles que as praticam. O que significa que a educação para o lazer tem sim seu espaço apropriado na área educacional para garantir aos seus atores possibilidades de autonomia para se divertir apreendendo saberes e qualificando sua formação. O procedimento de pesquisa com base na observação participante, através da ação voluntária no evento da escola, possibilitou uma sólida coleta de dados, contribuindo assim para refletir e discutir sobre a relevância de práticas dessa natureza para a formação humana. Este estudo aponta que é possível realizarmos, no ambiente educacional, práticas de lazer com objetivo de materializarmos interações e o resgate da memória lúdica junto com os pais e filhos. Constata-se que estas mesmas práticas, quando realizadas com objetivos definidos de cunho participativo, provocam expressões de satisfação e felicidade para todos os atores. Outra contribuição importante é a constatação e consolidação do papel do professor de Educação Física, que passa a atuar juntamente com a gestão escolar no planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação de eventos escolares. Foi constatada nesta pesquisa que é possível e necessário aprofundar focos dos estudos do lazer dentro das escolas, na perspectiva da educação para e pelo lazer, buscando uma inquietação sobre o papel educativo das escolas na formação humana. Este tipo de proposta de práticas de lazer insere-se no âmbito da inovação de práticas, visando nutrir a interação entre pais e filhos dentro do ambiente escolar, por termos conhecimento da importância dessa relação na formação. O lazer como direito do cidadão torna-se indispensável em ambientes mais frequentados pelos mesmos, e a escola tem como obrigação se constitui num espaço construtor dos saberes/direitos básicos do cidadão, dentre esses o lazer

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