Um Diagnóstico Qualitativo da Situação do Futebol nas Escolas Municipais de Pelotas - RS
Por C. A. S. Oliveira (Autor), R. L. Peterson (Autor), M. P. Compassi (Autor), L. J. do Carmo (Autor), F. R. Vargas (Autor), Manoel da Cunha Costa (Autor), C. L. Júnior da Cunha (Autor), A. C. da Rosa (Autor), L. C. Gusmão (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Este estudo nasceu da necessidade que sentimos de analisar, com maior atenção, o trato que vem: recebendo o futebol em nossas escolas, e caracteriza-se por ser um projeto de iniciação à pesquisa em futebol escolar que está sendo desenvolvido, durante o primeiro semestre de 1995, dentro da "disciplina" de pré-estágio do curso de graduação da ESEF/UFPel, por um grupo de 10 alunos sob a orientação de um professor. Como objetivo principal do mesmo, podemos destacar a intenção de realizar um diagnóstico qualitativo sobre a situação do futebol nas escolas municipais de Pelotas, RS, identificando a maneira que ele está sendo trabalhado nas aulas de Educação Física, bem como, o quanto, e de que forma ele se faz presente ou não nos demais espaços do cotidiano escolar como:o recreio, os intervalos de aulas de outros "lugares" em que ele possa se manifestar.